Criar um Site Grátis Fantástico
Blood Oath Tattoos
Blood Oath Tattoos

Blood Oath Tattoos

 
 
 
 

Entrevista com Sérgio  Santos sobre o Mundo da Tatuagem

 

Boas em primeiro lugar obrigado por aceitar o nosso convite para esta
entrevista.

1ª MeP - Como ou quando viste que as tatuagens tinham um significado na
tua vida?

Desde já obrigado pelo convite. Posso dizer que o que fez despertar o interesse foi ter visto uma tatuagem que antigo amigo do meu irmão tinha no braço. Era símbolo do Super Homem. Deveria ter uns 10 anos quando vi, acredito ter sido a semente para que hoje seja coleccionador de tatuagens e também tatuador.

2ª MeP - Todas as Tatuagens tem uma historia. Conta-nos a historia da tua
primeira tatuagem?

Bom a minha primeira foi um pouco irreflectida em termos do desenho mas a localização no corpo foi pensada e repensada. É um olho tribal que tenho no pescoço. Tinha 20 anos quando a fiz e foi na altura em que decidi que iria me vestir e ser o que quero ser, de certa forma foi um impor-me ao socialmente correcto.. 

3ª MeP - Como foi fazer a primeira tatuagem como tatuador?

Primeiramente foi em orelhas de porco, depois em mim. Mas a primeira numa pessoa foi uma experiência única e assustadora. Eu iniciei-me sozinho, recorrendo a dvd´s e livros de tatuagem, mas tal não basta. Mas felizmente sempre tive a capacidade de ser humilde e fazer apenas coisas simples e pequenas. Tirando raras excepções.

4ª MeP - Como vês o actual momento que se vive em Portugal em relação a
outros países da Europa (em tatuagem claro)?

Actualmente ainda com muito preconceito e falta de informação e de formação tanto de clientes como profissionais. A arte da tatuagem , que é milenar e que fez parte do homem até à censura executada pela Igreja católica na idade média. É desvalorizada e não compreendida. As pessoas que as procuram ainda vão pelo preço e pela recomendação de amigos , como se trata-se de ir comprar vegetais ou outra coisa qualquer. O facto de o amigo recomendar não significa que o tatuador recomendado seja bom e isto acontece porque falta a tal “ formação” .Essa formação não tem de ser exclusiva à tatuagem , mas sim na cultura geral e na arte. É importante que a pessoa que procura fazer uma tatuagem, pesquise, visite e fale com alguns profissionais antes de a fazer, até porque fisicamente ela vai lá ficar para sempre. A tatuagem é mais do que um desenho é uma experiência é um ritual. E nos dias de hoje e na minha experiência é pena que isso não seja entendido. Em relação a outros países , varia um pouco, depende muito da própria evolução dos povos e sociedades e dos seus acessos à arte e cultura.

5ª MeP - Uma campanha publicitária recente está a levantar polémica no
Underground por causa de um bebe tatuado, o tens a dizer de tua justiça.

Fico meio divido, porque de facto pode vir a contribuir para manchar mais a arte da tatuagem e que está associada ao crime. Por outro lado a arte da tatuagem contemporânea está ligada aos presos, houve estilos de tatuagem existentes hoje que foram iniciados lá dentro como o Black and Grey pelos preso de origem sul americana. No leste Europeu a tatuagem em prisões também têm muita tradição nos seus significados e afiliações a grupos , máfia , etc. Para concluir não gostei da pub mas negar que a tatuagem contemporânea nada tem a ver com prisões é não querer admitir a realidade.


6ª MeP - Quando alguém  te pede para fazer uma tatuagem só porque acha que
pode estar na moda, dás alguma opinião?

Tento dissuadi-la e tentar perceber o que realmente gostaria de ter tatuado. A tatuagem não é moda, fica para a vida. Acho que aos poucos e tendo algum trabalho, vai-se conseguir mudar as mentalidades. Em especial daqueles que procuram tatuar-se.


7ª MeP- Por fim qual a tua opinião sobre o mundo underground Nacional?

Em tempos já foi mais "underground", a tatuagem cá tem vindo a evoluir,
têm
surgido excelentes profissionais que vieram a colocar Portugal no mapa
internacional. Alguns mesmo especializados em certos estilos. De momento
acho que podemos afirmar que a cultura da tatuagem em Portugal está
sólida e a crescer. Pelo menos no que diz respeito à oferta.


Blood Oath Tattoos
Sérgio - 929 019 112
R.Serra de Baixo, 1B - Mem Martins (junto à estação CP Algueirão)
www.bloodoathtattoos.pt.vu
www.facebook.com/bloodoathtattoos